IAsempresas

Netflix promete transformar a recomendação de conteúdos com nova funcionalidade de IA

Desenvolvida pela a OpenAI, a ferramenta combina machine learning e o humor dos usuários para aprimorar os filtros de busca do catálogo

Por: IAIH

Por Ingrid Lacerda

A Netflix está avaliando uma nova funcionalidade baseada em inteligência artificial para otimizar o mecanismo de busca e pesquisar títulos com critérios mais específicos, como por gênero ou humor, visando personalizar a descoberta de conteúdo. A função está disponível para testes na Austrália e Nova Zelândia, somente em dispositivos iOS e assinantes devem concordar com os termos antes de utilizá-la. De acordo com o porta-voz da Netflix, MoMo Zhou, a plataforma pretende expandir os testes para os Estados Unidos nas próximas semanas, mas ainda não tem previsão para outras localidades. 

 Apesar de estarem implementando novas utilidades para o serviço, o uso de IA pela Netflix não é uma novidade. Em seus algoritmos de recomendação, o streaming analisa o histórico de visualização dos usuários para recomendar conteúdos que atendam às suas preferências. A funcionalidade é possível graças ao Machine Learning (Aprendizado de Máquina), uma área da inteligência artificial que permite os sistemas adquirirem conhecimento com base em dados e tomarem decisões sem depender de instruções fixas. 

Mas a Netflix não é a única a implementar a tecnologia em seus sistemas. Assim como a empresa,  outras plataformas investem em recursos com IA: desde 2024, o Prime Video, por exemplo, está testando uma ferramenta para recomendar grupos de conteúdo, como "ficção científica alucinante" ou "missões de fantasia", modernizando os algoritmos tradicionais. Esses avanços de configurações e funcionalidades demonstram uma tendência cada vez mais forte no setor, priorizando a personalização e o aprimoramento da experiência do usuário. 

Com o uso de inteligência artificial no streaming, os serviços digitais conseguem ser ainda mais assertivos com usuários, dessa forma,  espera-se que as plataformas continuem a explorar novas maneiras de integrar a IA em seus serviços. O rol de inovações destravadas pela tecnologia inclui desde a personalização de recomendações até a criação de novas formas de interação com o conteúdo.

À medida que a IA se consolida como ferramenta estratégica, é inevitável que o futuro do streaming aponte para uma integração ainda mais profunda entre tecnologia e entretenimento, no qual a inteligência artificial não apenas recomenda, mas também redefine a forma como consumimos conteúdo. 

6 cometários

Interesting perspective—thanks for making me think.

This is so helpful. Looking forward to your next post!

Awesome content as always!

Thanks for breaking this down so clearly.

Great post! I really enjoyed your perspective on this topic.

Thanks for sharing this! Very informative and easy to understand.

Seu e-mail não será publicado.