IAgente

Inteligências artificiais ajudam estudantes na preparação para o ENEM

Com as provas chegando, confira algumas dicas de como usar as IAs nos estudos

Por: IAIH

Foto: Katemangostar/CC Freepik

 Por Giovanna Rizetto

No último final de semana, uma das provas mais esperadas pelos estudantes começou. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) teve início no dia 9 de novembro e terá mais uma etapa no próximo final de semana (16). Criado em 1998, o exame é uma das principais formas de ingresso no ensino superior.

As inteligências artificiais podem ajudar os estudantes em diversas tarefas, como organização e resolução de dúvidas O IAIH separou três dicas de como utilizar as IAs para se preparar para o ENEM e estudar outros conteúdos. Confira:

  • Peça à IA para montar um passo a passo, e não apenas respostas prontas: é comum pedir ao ChatGPT ou ao Gemini somente a resposta de uma pergunta, sem explicações. Para aprender de forma mais profunda, o ideal é solicitar que o sistema explique a resposta com detalhes.
  • Saiba como perguntar: a quantidade de detalhes e a forma como a pergunta é escrita influenciam diretamente a qualidade da resposta. Os estudantes precisam formular bem suas solicitações para obter respostas que realmente atendam às suas dúvidas.
  • Monte um plano de estudos: as IAs podem ajudar a criar uma rotina personalizada, considerando as dúvidas, prioridades e o tempo disponível. Quanto mais informações o estudante fornecer, mais preciso será o plano.

Alguns especialistas alertam que as inteligências artificiais ainda podem cometer erros. Por isso, é importante contar com o acompanhamento de alguém que domine o conteúdo, para auxiliar caso o sistema apresente informações incorretas ou desnecessárias.

comentários

Seu e-mail não será publicado.