Inteligência Artificial renova estratégias comerciais da indústria cosmética
Empresas como Avon, Natura e L’oreal estão utilizando a IA para campanhas publicitárias e teste de produtos

Quem nunca olhou um perfume pela internet ou uma base facial para instagram e pensou, “será que eu fico bem com essa marca?”. Felizmente esses tempos estão cada dia mais próximos. Com os avanços recentes da Inteligência Artificial, a indústria cosmética vem implementando mudanças na forma de apresentar itens de beleza, testes de produtos para assim transformar a própria lógica do E-Commerce
No começo deste ano, empresas passaram a utilizar recursos de IA em campanhas publicitárias com foco no público-alvo. Diferentes segmentos estão utilizando a tecnologia para personalizar anúncios e no mercado da beleza, destaca-se a Avon. Recentemente, a marca do grupo Natura & CO aproveitou os avanços na Inteligência Artificial para proporcionar experiências visuais e sensoriais ao consumidor.
A iniciativa surgiu para deixar a campanha de relançamento da linha de perfumaria Far Away mais interessante. A estratégia, que foi elaborada em parceria com a agência criativa VML Brasil e a produtora Rise, traz imagens que traduzem as fragrâncias da linha de forma inédita, incorporando movimentos e texturas gerados por IA. Assim, é possível entregar uma nova forma de conhecer perfumes por meio da imersão visual e sensorial.

O papel da Inteligência Artificial é interpretar as descrições e ilustrá-las em cenas com texturas, movimentos fluidos e os elementos mais marcantes de cada perfume. Foto: Divulgação/Avon
Para experienciar as sensações de cada fragrância da linha, a influenciadora Rica de Marré foi convidada a descrever o que sentiu ao experimentar cada uma das 5 versões de Far Away. O papel da Inteligência Artificial é interpretar as descrições e ilustrá-las em cenas com texturas, movimentos fluidos e os elementos mais marcantes de cada perfume. O recurso cria uma verdadeira imersão visual e sensorial, entregando uma nova forma de conhecer perfumes, que ressoa com o público jovem e digitalmente conectado.
Juliana Barros, diretora de Marketing da Avon Brasil diz que a marca busca inovar por meio da nova tecnologia e interagir com seus consumidores: “O uso da IA já é uma realidade e trazer esta tecnologia, de forma transparente, com verdade, faz parte do nosso DNA”, afirmou.
Além de campanhas: a IA como uma ferramenta de personalização de produtos
Para além da publicidade, a Inteligência Artificial também está sendo aproveitada de outras maneiras no mercado de beleza. Com o auxílio da ferramenta, empresas já estão desenvolvendo testes on-line para os consumidores escolherem os produtos com mais precisão. Com a tecnologia da IA, é possível fornecer imagens de como ficaria o cosmético desejado e apontar qual o melhor tipo de tratamento para cada cliente específico.
Em 2018, a L'Oréal comprou a ModiFace, uma ferramenta de Realidade Aumentada que já oferece diversos serviços para o maior conglomerado do mundo no setor de beleza. A partir de uma foto, o Testador Virtual de Cor de Cabelo consegue mostrar como o consumidor ficaria com uma nova coloração. Dessa forma, a Inteligência Artificial é usada para gerar o resultado final do teste, auxiliando na escolha do cliente.
Seguindo essa mesma tendência, a Natura & CO está trabalhando com tecnologias parecidas para verificar os danos capilares e recomendar os produtos mais indicados para cada cliente da linha Natura Lumina. Com possibilidade de aumentar a resolução do fio de cabelo em até 20 vezes, a empresa aposta em uma lente portátil acoplada à câmera do smartphone. Enxergando os danos presentes, o algoritmo da IA, dispondo de mais de 18 mil imagens de referência de fios em bancos de dados, consegue apontar o diagnóstico capilar para cada cliente.
Um diferencial dos produtos de beleza a outros mercados é a necessidade de serem constantemente testados para garantir uma melhor experiência. Nesse contexto, a Inteligência Artificial se tornou uma verdadeira aliada na realização de testes para o mercado de compras on-line. “A IA vai continuar a nos permitir criar experiências cada vez mais personalizadas e imersivas, conectando de forma mais profunda nossos produtos ao público", afirma Barros, da Avon.
Por meio da nova tecnologia, consumidores podem se certificar de que produto escolhido é o ideal mesmo sem o testar pessoalmente. Assim, podem se basear em imagens fornecidas por modelos algorítmicos para eleger as melhores cores, tipos de tratamento e até mesmo ter uma ideia das fragrâncias de perfumes preferidos à distância.
binance referencní bonus
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://www.binance.info/it/join?ref=S5H7X3LP