Governo do Piauí lança SoberanIA, primeira IA treinada para reconhecer sotaques brasileiros
Desenvolvida em data centers locais, o modelo foi treinado com mais de 130 bilhões de palavras em português para captar nuances entre usuários brasileiros

Foto: Divulgação| Gabriel Paulino-Governo do Piauí
Um novo sistema de inteligência artificial promete revolucionar a forma como falantes de português, sobretudo dentro do Brasil, interagem com a tecnologia e a integram em seu dia a dia. Lançada no última quarta-feira (25) no Palácio do Karnak, sede do Governo do Piauí, a SoberanIA é o primeiro modelo de IA desenvolvimento no País a utilizar dados públicos e validados em território nacional, contando com um repositório com mais de 130 bilhões de palavras em nossa língua nativa.
O novo serviço de IA brasileiro se baseia em uma iniciativa do governo piauiense de nacional o uso da inovação por meio regionalização da ferramenta, reunindo expressões culturais, sotaques e vocabulários típicos de Norte a Sul do País. Outro diferencial da plataforma é o seu desenvolvimento 100% local, o que potencializa a experiência dos usuários e reduz a quantidade de erros, alucinações e outras falhas decorrentes do treinamento do modelo, frequentemente feito em inglês.
Desenvolvimento dentro de um data center Tier 3, um dos mais modernos e robustos da atualidade, as instalações do SoberanIA se localizam dentro do próprio território piauiense. Com isso, todas as ferramentas, soluções e outros dados produzidos pela plataforma ficam sob responsabilidade do governo estadual, o qual está enquadrado dentro da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). De acordo com autoridades públicas, um dos principais pilares da iniciativa é a transparência e a possibilidade de auditar processos dentro do modelo, o que reforça a segurança da solução nativa.
Descomplicando o registro de ocorrências com agilidade e segurança
Um dos primeiros feitos da nova plataforma será facilitar o preenchimento de boletins de ocorrência, especialmente em casos de violência. Utilizando uma interface semelhante ao do ChatGPT, o cidadão poderá relatar diretamente na plataforma a situação que viveu e os dados serão transmitidos diretamente para a central de defesa pública do estado, dinamizando o atendimento de contribuintes e revolucionando o acesso a informações sigilosas por técnicos de TI. “Vai ser usada para que o cidadão vítima de violência possa registrar o boletim de ocorrência com agilidade, confiabilidade, segurança, rodando esses dados dentro de um data center pertencente ao Governo do Estado”, declarou o governador do estado, Rafael Fonteles.
Ainda em fase de testes, a SobernIA lançará uma versão inicial de sua plataforma nos próximos dias. Para garantir o acesso ao sistema, o usuário deve realizar o pré-cadastro na página oficial do modelo. A partir da inscrição já é possível interagir com a ferramenta e ter acesso a outros detalhes sobre a iniciativa.
“Dá pra perguntar sobre qualquer assunto, sobre culinária local, como o tradicional salgado piauiense conhecido como ‘bomba’, sobre atrações turísticas do Piauí, tirar dúvidas que tiver. O Piauí já assume uma posição de protagonismo no cenário nacional e também internacional, no ambiente da inteligência artificial. Temos soluções robustas, entregues e funcionando, feitas por piauienses”, concluiu Cristiano Vargas, presidente do Instituto de Tecnologia.
comentários