IAsempresas

Google expande funções de seu buscador com aba alimentada por IA

Com previsão de chegar ao Brasil nas próximas semanas, o Modo IA terá uma interface semelhante de chatbots, como do ChatGPT

Por: André Vieira

Foto: Divulgação| Google e HiTechNectar

O Google promete revolucionar a maneira como fazemos pesquisas on-line com o lançamento do Modo IA, recurso de inteligência artificial integrado ao buscador mais popular da web.  A novidade foi anunciada na última quarta-feira (20), durante as celebrações de duas décadas da empresa no Brasil, em Belo Horizonte. Revelado em primeira mão no evento anual de desenvolvedores da empresa, o Google I/O, o recurso se assemelha ao layout de chatbots conhecidos como ChatGPT, DeepSeek e próprio Gemini. 

Com previsão de chegar ao País nas próximas semanas, o serviço será disponibilizado em uma aba separada dentro do site principal do motor de pesquisa do Google. A expansão visa dinamizar as buscas de usuários e, de certa forma, representa uma continuação da iniciativa AI Owerviews (Visão geral criada por IA), lançada em 2024. A funcionalidade apresenta uma lista sumarizada a partir dos termos consultados no buscador, no topo da página, seguido por links de redirecionamento. Embora implementada no ano passado, a ferramenta já alcança mais de 2 bilhões de usuários, segundo estimativas da empresa.

A plataforma é a próxima aposta da BigTech para capitalizar o “hype” da IA em um único produto imersivo e integrado à sua principal plataforma, o buscador do Google. Na avaliação da empresa, hoje, o grande motor de pesquisa de internet, apresenta um faturamento de US$ 198 bilhões, cerca de cinco vezes mais do que o arrecadado pelo setor de anúncios do YouTube (US$ 36,14 bilhões). O desembarque do Modo IA no portfólio da Big Tech almeja abraçar um novo filão do mercado que reúne interações com o público por texto, áudio e imagem, recursos já disponíveis na maioria dos sistemas populares de inteligência artificial como ChatGPT, DeepSeek e a próprio Gemini. 

Inclusive, a nova funcionalidade do Google terá uma versão dedicada do modelo mais recente da companhia, o Gemini 2.5, permitindo que o público tenha facilidade em realizar consultas práticas do dia a dia e dinamize sua vida para a rotina urbana. Ainda dentro dessa lógica de “assistente pessoal personalizado”, o Modo IA, de acordo com a empresa, será craque em realizar tarefas complexas, como avaliar produtos, organizar viagens e traduzir guias detalhados de instrução para uma linguagem simples

A empresa diz que o produto é útil principalmente para tarefas complexas, como comparar produtos, planejar viagens ou entender guias detalhados de instrução. Dados iniciais do Google mostram que a aba com IA tem recebido perguntas mais longas do que na busca tradicional. Durante o evento anual de desenvolvedores, realizado em maio, a empresa demonstrou que será possível associar aplicações de Shopping, Mapas e outros tipos de pesquisas, segundo as preferências dos usuários, tornando a experiência — e, principalmente, a veiculação de anúncios nesse ambiente — altamente imersiva e personalizável. 

Por outro lado, ainda que esses novos recursos representem mais praticidade para cidadãos, negócios que dependem do tráfego gerado pelo motor de pesquisa do Google, como sites de vendas e de notícias, já ligaram o alerta com a inclusão da novidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, veículos como Business Insider, Washington Post, HuffPost e Wall Street Journal têm sido impactados pela mudança do algoritmo o qual, segundo uma reportagem do WSJ e dados do Similarweb, fez o tráfego orgânico cair 55% nessas publicações entre 2022 e 2025. 

comentários

Seu e-mail não será publicado.