IAgrana

Bolsa de Valores brasileira adota agentes de IA para automatizar operações

Apelidados de “mordomos digitais”, os agentes de IA atuam na área burocrática da B3, monitorando centrais de atendimento, analisando ligações e dados de atendimentos e, sobretudo, simplificando e afunilando dados de maneira autônoma

Por: André Vieira

Foto: CC/ Rafael Matsunaga - Flickr

Um novo passo para modernizar e acelerar as atividades da bolsa brasileira foi dado na última quarta (23). A partir de agora, as operações da B3 terão o auxílio de agentes de IA para otimizar tarefas e aprimorar o desempenho geral do sistema. Com a ferramenta, o pregão brasileiro espera oferecer informações mais refinadas para acionistas, resolvendo dependências físicas e imprecisões de dados, promovendo uma experiência mais ágil e customizada a  acionistas.

Apelidados de “mordomos digitais”, os agentes de IA atuam na área burocrática da B3, monitorando centrais de atendimento, analisando ligações e dados de atendimentos e, sobretudo, simplificando e afunilando dados de maneira autônoma. Na prática, os auxiliares digitais automatizam diversas tarefas e protocolos realizados por técnicos de TI da empresa, o que reduz o acúmulo de tarefas desempenhadas por profissionais e estabelece um ambiente autossuficiente e com menos erros humanos, que podem influenciar em toda a cadeia de investimento no centro financeiro.

Para Thiago Suzano, Diretor de Engenharia de Software e Dados da B3, a adoção da tecnologia faz parte dos planos da bolsa de aprimorar seu portfólio de soluções para o investidor. “A era da Inteligência Artificial agora é a era dos agentes. Nós já passamos pelo aprendizado de máquina, pelo deep learning, que é o aprendizado profundo, e isso era uma construção de tecnologia para tecnologia onde ainda não víamos aplicações em negócios em larga escala. No mundo, estima-se investimentos de aproximadamente US$ 750 bilhões. De acordo com o IDC Technologies, em 2024 foram investidos US$ 250 bilhões com o uso da IA”, afirmou.

Antes do anúncio da ampliação de agentes de IA em seu ecossistema financeiro, a B3 já utilizava a tecnologia em alguns de seus serviços. O Digital Coach, por exemplo, está conectado diretamente à central de atendimentos da bolsa e analisa se algumas informações passadas pelo operador, como o lucro futuro presumido, estão imprecisas. Por meio do cruzamento de dados, o agente examina essas informações e oferece ao investidor uma versão mais apurada.

Para Suzano, a medida permitirá ampliar a eficácia dos processos da companhia no ambiente digital, que hoje vivem gargalos operacionais devido a tarefas repetitivas e pouco efetivas. “Nós temos dentro da companhia uma grande capacidade intelectual que, muitas vezes, é tomada por tarefas processuais e operacionais. Para aumentar nossa produtividade, usamos as tarefas operacionais e delegamos aos agentes. Nosso objetivo é aumentar a capacidade operacional da companhia, liberando os funcionários para os trabalhos intelectuais, que é a grande diferença do ser humano para a IA”, finaliza.

7 cometários

I never thought about it that way—thanks for the insight!

This was exactly what I was looking for!

Phim sex clip sex Việt Nam

Well written and easy to understand. Keep it up!

Phim sex clip sex Việt Nam

I appreciate the detailed explanation, it helped a lot.

Phim sex clip sex Việt Nam

Seu e-mail não será publicado.