IAgora

Educadores brasileiros utilizam IA no dia a dia, aponta pesquisa

66% dos professores entrevistados dizem que usam a tecnologia para economizar tempo e aprimorar conhecimentos, sublinha levantamento Profissionais da educação incorporaram a Inteligência Artificial às suas rotinas de trabalho, mas nem sempre fazem uso da ferramenta. É o que indica um estudo inédito da Associação Nova Escola, organização não governamental com foco na melhora do […]

Por: IAIH

66% dos professores entrevistados dizem que usam a tecnologia para economizar tempo e aprimorar conhecimentos, sublinha levantamento

Profissionais da educação incorporaram a Inteligência Artificial às suas rotinas de trabalho, mas nem sempre fazem uso da ferramenta. É o que indica um estudo inédito da Associação Nova Escola, organização não governamental com foco na melhora do ensino básico, associada à Fundação Lemann. De acordo com o levantamento, realizado com 20 mil educadores em todo o País, dois terços dos professores já ouviram falar da IA e a utilizam na sala de aula, 23% conhecem a inovação, mas não a utilizam e 11% sequer têm conhecimento sobre a tecnologia.

Apesar do grande número de usuários da ferramenta de produção de conteúdo, são poucos os professores que a utilizam com frequência. Dos entrevistados, apenas 12,19% usam a tecnologia diariamente; 26,75% fazem uso ao menos uma vez por semana e 20,45% têm interações com a IA em uma oportunidade ao mês. Por outro lado, 26,95% quase nunca utilizam a aplicação e 13,6% jamais mexeu em programas como Gemini, ChatGPT e Bing.

Para os desenvolvedores da pesquisa, a maioria dos docentes usa a IA para economizar tempo, aumentar repertório, personalizar o ensino e democratizar o acesso a certos conteúdos. Não à toa, segundo os respondentes, as plataformas generativas são utilizadas para planejar aulas (47,5%), aprimorar conhecimentos específicos (46,6%), no apoio de atividades e avaliações (59,1%) e adaptar materiais para as necessidades específicas de alunos. Tanto profissionais da educação quanto pesquisadores são unânimes em identificar benefícios para a instrução e desenvolvimento de estudantes.

Professores aprovam o uso da tecnologia por alunos

No último ano, um dos maiores questionamentos levantados por educadores foi o uso indiscriminado da IA para a produção de textos e aperfeiçoamento de trabalho de estudantes. De acordo com um levantamento recente do Google, 80% dos alunos já ouviram falar na tecnologia e cerca de três a cada dez utilizam cotidianamente plataformas de Inteligência Artificial em seu dia a dia acadêmico. Para professores ouvidos pelo estudo da Nova Escola, 66% da nova geração escola já incorporou a ferramenta em sua maneira de enxergar e pensar o mundo.

As conclusões apontam para uma reforma mais profunda no sistema educacional. Não apenas na forma de trabalhar competências, como também desenvolver o aprendizado, tanto em seu formato tradicional quanto em maneiras mais lúdicas. Especialistas também ressaltam transformações no ambiente educacional que, ainda hoje, tem como modelo a sala de aula como o principal pilar da educação. Embora mudanças sempre podem ser realizadas em todos os contextos sociais, novas ideias são sempre bem-vindas para repensar o papel de educadores e instituições de ensino.

Não à toa, o levantamento da Fundação Lemann indica que apenas 5,44% dos entrevistados veem a Inteligência Artificial como uma ameaça profissional. A maioria dos professores (57,57%) encara a IA como uma oportunidade para ampliar os horizontes da sala de aula e fornecer novas experiências para a comunidade escolar (seja on-line ou off-line). Cerca de um quarto dos respondentes (26,95%) têm um olhar mais crítico sobre a tecnologia, acreditando nos seus benefícios, mas admitindo problemas no futuro. 

2 cometários

Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

Seu e-mail não será publicado.