OpenAI lança ChatGPT Health
Empresa aposta em novo sistema de inteligência artificial voltado à saúde dos usuários
Foto: Divulgação/OpenAI
Por Giovanna Rizetto
Muitas pessoas já utilizam as IAs para interpretar seus exames, organizar cronogramas de consultas e outras atividades relacionadas à saúde. Pensando nisso, na última semana, a OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, lançou o ChatGPT Health, um serviço voltado à área da saúde.
O site de divulgação explica que esse novo formato de uma das IAs mais populares do mundo pode ajudar “você a entender resultados de exames recentes, se preparar para consultas com seu médico, receber orientações sobre como abordar sua alimentação e rotina de exercícios ou compreender os prós e contras de diferentes opções de planos de saúde com base nos seus padrões de cuidado”. Além disso, o serviço pode se conectar a aplicativos de gerenciamento de bem-estar e saúde, como Apple Health, Function e MyFitnessPal, conforme descrito no site oficial.
A empresa destaca que o sistema “foi criado para apoiar, e não substituir, o atendimento médico. Ele não se destina a diagnóstico ou tratamento. Em vez disso, ele ajuda você a lidar com dúvidas do dia a dia e a entender padrões ao longo do tempo — não apenas momentos de doença — para que você tenha mais informação e se prepare melhor para conversas médicas importantes”.
Buscando garantir a segurança dos usuários, a OpenAI reafirma que o ChatGPT Health funciona em um ambiente separado do ChatGPT tradicional, com camadas adicionais de proteção de dados. Diferentemente do sistema mais conhecido da empresa, as conversas “não são usadas para treinar nossos modelos fundacionais. Se você começar uma conversa sobre saúde no ChatGPT, vamos sugerir que você vá para Saúde para ter essas proteções adicionais”.
A plataforma ainda não está disponível para o público geral. Neste primeiro momento, a empresa está testando o serviço com um número limitado de usuários e aperfeiçoando a experiência até o lançamento, que ainda não tem data definida. Inicialmente, a integração “com Prontuários Eletrônicos de Saúde (EHR) e alguns aplicativos estão disponíveis apenas nos Estados Unidos”. O sistema deve ser disponibilizado pela internet e para iOS, conforme descrito no site de divulgação.
comentários