Como a inteligência artificial transformou as criações de Norma Kamali
Entenda como a IA está criando peças e reinventando momentos da marca da estilista
Foto: Reprodução, Norma Kamali e Business of Fashion
Por Giovanna Rizetto
As IAs estão provocando mudanças em diversos setores, incluindo o universo da moda. Com 57 anos de carreira, a designer Norma Kamali reuniu um arquivo de imagens de suas coleções e aplicou em softwares de inteligência artificial para reinterpretar suas peças clássicas e buscar novas inspirações. A iniciativa não apenas permite reinventar os designs, como também une inovação tecnológica a um novo modelo de negócio.
Sempre muito ligada à tecnologia, Kamali foi apresentada, em uma reunião, a um site criado e operado inteiramente por IA. Nesse mesmo local, ela recebeu a proposta de baixar o “cérebro” da marca dela em uma pasta, que continha diversas imagens, desenhos e outros materiais.
Para trabalhar suas criações, a artista conta com um programa de IA que organiza o seu repertório com base em descrições de “silhuetas, decotes e outros elementos de design”.Um exemplo dessa coprodução com a inteligência artificial é a nova versão de um vestido de sua marca: “estava ficando cansada dele, porque já tinha criado tantas iterações”, afirmou a CNN Brasil.
Kamali entende que esse arquivo é fundamental para seu fazer-criativo: “ainda faço esboços, ainda faço moldes, ainda uso modelos reais. Tudo isso faz parte do processo. Mas não consigo imaginar não aproveitar essa nova oportunidade. Por que você deixaria isso passar?”, concluiu.
comentários