Google aposta em inteligência artificial para o mundo corporativo
Gemini Enterprise promete otimizar processos e apoiar empresas na tomada de decisões
Foto: CC BY-SA 4.0 | Sikander Iqbal
Por Giovanna Rizetto
No dia 9 de outubro, o Google anunciou o Gemini Enterprise, uma inteligência artificial focada em auxiliar empresas. A ferramenta é definida como “uma porta de entrada única para a IA no local de trabalho” e oferece um chat inteligente que ajuda empresas a gerenciar informações, agilizar processos e obter insights estratégicos de forma mais eficiente.
De acordo com o Blog da Google Brasil, o Gemini Enterprise reúne seis características principais:
- Inteligência central do Gemini: baseado no modelo de IA do Google, alimenta a plataforma com dados diversos.
- Bancada de trabalho para todos: permite que qualquer usuário, de diferentes áreas, analise informações e programe agentes para automatizar processos.
- Agentes pré-criados: inclui agentes especializados para tarefas, podendo ser complementados por agentes personalizados ou parceiros.
- Integração segura de dados: integra informações de sistemas como Google Workspace, Microsoft 365, Salesforce e SAP, garantindo que os agentes tenham o máximo de informações necessárias.
- Controle centralizado: possibilita visualizar e proteger todos os agentes por meio de um único local.
- Rede aberta de colaboradores: com mais de 100 mil parceiros, promove a liberdade de escolha do cliente e permite que a inovação continue entre eles.
Outras empresas já utilizam sistemas similares, como o Banco BV, que aplica a automatização para desenvolver análises.
O Gemini Enterprise está previsto para ser lançado em outubro e estará disponível em todos os locais onde o Google Cloud atua. A ferramenta oferecerá dois planos, Standard e Plus, com preços a partir de US$ 30 por mês. Outra opção é o Gemini Business, focado em startups e pequenas empresas, que será oferecido por US$ 21 mensais.
comentários