IAgente

Como as IAs podem ajudar a planejar uma viagem

Com a evolução das inteligências artificiais, plataformas passaram a auxiliar viajantes em seus itinerários em todo o mundo

Por: IAIH

Foto: CC| Freepik

Por Giovanna Rizetto

Planejar uma viagem é sempre um desafio. As pessoas encontraram dificuldades ao pesquisar voos, hotéis, passeios e outros detalhes. Para superar essas barreiras, elas começaram a recorrer às IAs, que dão suporte na seleção e no planejamento durante esse processo. Com o crescimento dessa tendência, as empresas passaram a criar e aperfeiçoar suas plataformas, buscando facilitar as pesquisas realizadas pelos viajantes. 

Assim como um guia, o portal IAIH reuniu algumas funcionalidades. Confira a seguir como cada recurso pode ajudar no planejamento da sua viagem:

  1. Acompanhamento de preços: a primeira etapa consiste em pesquisar os preços. Isso pode ser muito difícil, considerando a constante oscilação dos valores de passagens, hospedagens e passeios. Para isso, aplicações como o Google Voos, Skyscanner, Kayak, Decolar e Hopper são bastante úteis. No caso das passagens, as plataformas funcionam de maneira semelhante: o viajante escreve o destino na barra de busca, e o site apresenta as opções. Além disso, é possível filtrar com base nas preferências, como companhia aérea, duração e, especialmente, preço. Para as demais tarefas, a busca também funciona de forma parecida.
  2. Organização do itinerário: dependendo do destino, escolher os locais que irá visitar pode ser um desafio. Para isso, é possível utilizar ferramentas como o ChatGPT ou o Gemini para obter dicas de passeios. Por exemplo, imagine que você comprou uma passagem para Orlando, nos EUA, e não sabe por onde começar. Com essas ferramentas, o turista tem acesso a recomendações dos melhores lugares para conhecer. Para ter acesso a sugestões mais precisas, é importante fornecer detalhes, como a duração da viagem e orçamento disponível, a fim de desfrutar de uma melhor experiência.
  3. Assistência durante a viagem: visitar um lugar novo nem sempre é uma tarefa simples. Muitas pessoas buscam fotos dos locais, pesquisam os endereços e anotam todas essas informações para evitar problemas. Para facilitar essas etapas e outras atividades relacionadas à viagem, é possível utilizar assistentes virtuais, como o Google Assistente, disponível para Android, a Siri, para iOS, e o Bixby, da Samsung, presente nos dispositivos da linha Galaxy. Essas ferramentas oferecem suporte na hora de planejar passeios, obter recomendações e acessar informações rapidamente.

Apesar da eficiência, é recomendado que o viajante busque e verifique as informações recomendadas pela IA, além de não compartilhar informações sigilosas. 

comentários

Seu e-mail não será publicado.