MEC lança consulta pública para brasileiros opinarem sobre o uso de inteligência artificial dentro de escolas
Pesquisa busca saber mais a respeito de temas como proteção de informações pessoais, combate à distorção dos algoritmos, garantia de direitos autorais, entre outros
Foto: CC| Freepiks
Por Giovanna Rizetto
As inteligências artificiais se tornaram fundamentais na vida de muitos brasileiros. Na educação, isso não é diferente. Desde planejamentos até o desenvolvimento de atividades, as IAs auxiliam os professores e alunos ao longo do processo educacional.
Na última quarta-feira (8), o Ministério da Educação (MEC) divulgou uma consulta pública sobre o uso de sistemas inteligentes nas escolas. A pesquisa está disponível na plataforma Brasil Participativo, vinculada ao Governo Federal, do dia 10 a 29 de outubro.
A participação é voluntária, e é destinada a “educadores, estudantes, famílias, gestores, pesquisadores, desenvolvedores e cidadãos interessados no tema", conforme divulgado na nota do governo. Para acessar o questionário, é necessário usar o CPF e a senha cadastrados no site gov.br e buscar o tema no portal brasilparticipativo.presidencia.gov.br.
O levantamento inclui perguntas relacionadas à proteção de informações pessoais, combate à distorção dos algoritmos, a garantia de direitos autorais e da integridade acadêmica, padrões que destacam a prestação de contas, regras de uso por faixa etária, capacitação de professores, promoção da acessibilidade e planejamento de melhorias na ferramenta.
A pesquisa busca desenvolver diretrizes voltadas à supervisão humana na maior parte dos processos, assegurar que as tecnologias estejam alinhadas aos objetivos pedagógicos, promover a transparência e explicabilidade dos sistemas, fortalecer a segurança dos dados por meio de avaliações sobre o impacto do serviço, adotar critérios acessíveis nas compras públicas e investir na formação contínua de educadores.
comentários