IAgente

Como as inteligências artificiais estão transformando entrevistas de emprego e auxiliando candidatos

Nos últimos tempos, candidatos vêm utilizando a ferramenta para melhorar a sua performance em conversas diretas com empregadores

Por: IAIH

Foto: CC| Freepix

Por Giovanna Rizetto

Um dos recursos mais utilizados no dia a dia dos brasileiros são as inteligências artificiais. Entre as várias utilidades disponíveis, essas ferramentas podem servir como aliadas em momentos de tensão, como nas entrevistas de emprego. Entender mais sobre a empresa e analisar o desempenho do candidato após a primeira interação com o recrutador são apenas algumas das atribuições que as IAs podem fazer nessas situações. Danielle Peroni, especialista em recursos humanos, em conversa ao portal UOL, cita outras formas de usar essas ferramentas nessa etapa. Confira abaixo: 

  1. Simulação de uma entrevista: os participantes do processo seletivo podem fazer perguntas para as IAs sobre alguns dos principais questionamentos que os recrutadores fazem durante as seleções.
  2. Aperfeiçoar respostas: as ferramentas ajudam a revisar e melhorar respostas já formuladas, preservando a identidade do candidato.
  3. Desenvolver uma apresentação pessoal: as inteligências artificiais podem ser usadas para criar uma história bem articulada sobre sua trajetória profissional.
  4. Analisar uma vaga: os programas podem examinar a descrição de uma vaga e citar informações relevantes, como atribuições e características procuradas. 
  5. Aprimorar currículos e contas no LinkedIn: com a evolução do Sistema de Rastreamento de Candidatos, também conhecido como Applicant Tracking System (ATS), nas plataformas de inscrição, sistemas como o Gemini, do Google, o ChatGPT, da OpenAI, entre outros, podem potencializar os perfis profissionais.

Apesar das vantagens, Peroni alerta que os concorrentes não devem copiar as respostas prontas geradas pelas IAs, e sim utilizá-las como base para se conhecer melhor.

As ferramentas podem auxiliar na preparação, mas o candidato deve se preparar para as entrevistas, pesquisando mais sobre a empresa, o setor e, especialmente, manter a autenticidade.

comentários

Seu e-mail não será publicado.