Plataforma de Red Hat conquista certificação inédita em inteligência artificial
A solução OpenShift AI, uma das referências do mercado no segmento open source, está certificada no padrão ISO 42001, padrão internacional para as boas práticas de tecnologia

A Red Hat estabelece-se como um farol de segurança no mar da incerteza da inteligência artificial. Pelo menos é o que sugere o último comunicado da empresa a respeito da conquista da certificação ISO 42001 na plataforma OpenShift AI, uma das soluções mais inovadoras baseadas em código aberto. O reconhecimento internacional busca criar um padrão de boas práticas na implementação, manutenção e a melhoria contínua de um Sistema de Gestão de IA (Artificial Intelligence Management System — AIMS). A partir dele, a companhia reforça seu compromisso com as questões de segurança, governança e compliance ligadas à tecnologia.
Para Vincent Danen, vice-presidente de Product Security da Red Hat, a certificação demonstra a maturidade da plataforma. “A IA pode parecer caótica para CIOs e CISOs responsáveis por sistemas críticos, mas não pode ser ignorada. Muito pelo contrário. Quando implementada da forma correta, pode se tornar um importante diferencial competitivo. A certificação do OpenShift AI valida a plataforma como uma resposta às principais necessidades das empresas, trazendo segurança e aderência a padrões globais”, afirmou .
No entender da empresa, o ISSO 42001 reconhece a presença de recursos avançados de proteção de dados do cliente, controles robustos de segurança e privacidade, além de uma abordagem proativa de compliance capaz de acompanhar as exigências regulatórias em constante evolução no universo OpenShift. A solução conecta cientistas de dados, desenvolvedores e equipes de TI para treinar, ajustar e operacionalizar modelos generativos e preditivos, acelerando a transição de projetos de IA do laboratório para a produção.
Dessa forma, a nova certificação adquirida pela empresa, soma-se ao histórico de compliance da Red Hat em todo o seu portfólio de produtos, fortalecendo a confiança de clientes que buscam inovação em IA sem abrir mão de segurança e governança.
comentários