Apple é acusada por Elon Musk de favorecer a Open IA, criadora do ChatGPT
Em suas redes sociais, o bilionário questionou a empresa Apple por supostamente não dar visibilidade aos seus produtos.

Foto: CC| Wikipédia Brasil
Por: Estela Polito
Elon Musk, dono do X (antigo twitter), da Tesla e SpaceX, compartilhou duras críticas à empresa da Apple. Em uma publicação em seu perfil do X, ele afirma que a empresa estaria favorecendo a OpenIA, empresa responsável pelo ChatGPT , na App Store, dificultando outras plataformas de inteligência artificial, como o Grok de sua própria empresa xAI, alcancem posições de destaque entre os aplicativos.
A App Store é a loja oficial de compra de aplicativos para dispositivos iOS e iPadOS. Por meio dela, o usuário pode fazer o download e/ou comprar aplicativos, filmes, músicas, jogos e entre outros produtos digitais para seu celular, tablet ou relógio inteligentes.
Em sua publicação na rede social X, Musk chamou a prática como uma violação das leis e disse que irá adicionar à justiça contra a Apple. “A Apple está agindo de forma que torna impossível para qualquer empresa de IA, além da OpenIA, chegar ao primeiro lugar na App Store, o que é uma inequívoca violação das leis antitruste”, acusou Musk.
Em outro momento, o bilionário disse que a suposta preferência teria motivações políticas, questionando a ausência de aplicativos como o X ou o Grok entre os mais promovidos. Até o momento a Apple ainda não se pronunciou sobre os comentários de Musk.
A Apple mantém uma parceria com a OpenIA que visa o desenvolvimento de recursos de inteligência artificial integrados aos modelos mais recentes do Iphone. Nos Estados Unidos, o ChatGPT segue na liderança entre os aplicativos gratuitos mais baixados para Iphone, superando o Grok.
Em resposta a Elon Musk, o CEO da OpenIA, Sam Altman, desvalorizou as críticas do empreendedor e ironizou a postura do bilionário, citando que ele já foi acusado de manipular o algoritmo do X para beneficiar interesses próprios. Esta é uma afirmação notável, dado o que ouvi de alegações sobre o que Elon faz para manipular o X para beneficiar a si mesmo e suas próprias empresas e prejudicar seus concorrentes e pessoas que ele não gosta”, afirmou Sam Altman.
comentários